25 04 PEQ coppeecosco  noticiaNo dia 24 de abril, a Coppe/UFRJ recebeu representantes da Cosco Shipping, uma das maiores operadoras de transporte marítimo do mundo, para discutir o uso de biocombustíveis como alternativa ao bunker, tradicional combustível da navegação internacional. A reunião abordou o potencial do Brasil na produção de etanol e biodiesel, além de temas como disponibilidade de matéria-prima, logística portuária e transição energética no setor.

Participaram do encontro a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; o coordenador da Coppe Internacional, Pedro Spadale; e os professores Márcio D’Agosto do Programa de Engenharia de Transportes, Lino Marujo do Programa de Engenharia de Produção. Entre os destaques do encontro, esteve a participação do professor Fabio Toniolo, do Programa de Engenharia Química (PEQ), que contribuiu na discussão sobre a caracterização dos biocombustíveis e nos desafios técnicos para sua aplicação no transporte marítimo.

A Cosco Shipping foi representada pelo engenheiro sênior Tianyong Hu e pelos gerentes Yaodong Han, Wuzou Yuan e Botao Wong. Hu destacou o interesse no bio-bunker e o papel estratégico do Brasil, além de elogiar a organização da Coppe, comparando-a à Universidade de Tsinghua, parceira da Coppe em iniciativas como o reflorestamento da Amazônia e o desenvolvimento de cadeias de bioenergia.

Com sede em Xangai, a Cosco atua em mais de 400 portos em 160 países, com foco crescente em sustentabilidade e eficiência energética.

Clique AQUI e confira a notícia completa!

Fonte: COPPE UFRJ

 

Apoio / Parceiros

faperjcnpqfinep-nova capes08 05 PEQ Logo UFRJ07 05 PEQ Logo coppe5